“Manual para ser lésbica” publicado pela Casa Philos
recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

A Comissão do Cumpra-se, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, se reuniu em audiência pública nesta sexta-feira, 27 de junho, para debater direitos da população LGBTQIA+. Durante a reunião, realizada em conjunto com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, o colegiado também homenageou vereadores e entidades que se destacaram na luta por direitos da comunidade. E a Casa Philos tem a imensa honra de ter o livro recém-lançado Manual para ser lésbica, de Carina Zaro, como uma das iniciativas homenageadas pela ALERJ.

Registros de Alex Ramos e Thiago Lontra

O presidente do colegiado, deputado Carlos Minc (PSB), destacou os avanços históricos do Rio de Janeiro na garantia de direitos da população LGBTI+, ressaltando leis pioneiras como a que pune estabelecimentos que discriminem pessoas por orientação sexual e a que instituiu o programa Rio sem LGBTfobia como política de Estado. No entanto, ele pontuou que ainda há desafios importantes em áreas como segurança, saúde, educação e empregabilidade.

“São muitas demandas ainda a serem resolvidas. Precisamos, por exemplo, treinar a nossa polícia para lidar com as ocorrências da comunidade LGBT+, não é só saber se a pessoa está sendo xingada ou não. Resolver essas lacunas é uma questão de cidadania global.” Carlos Minc 

Abaixo, lê-se o texto da homenagem ao nosso livro:

“Em celebração ao Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, prestamos esta homenagem ao Manual para Ser Lésbica, na categoria Potência e Orgulho na Cena Comunitária, em reconhecimento à estimada contribuição e atuação para a promoção da cidadania LGBTI+ e para o enfrentamento à discriminação contra essa comunidade.” —Deputado Carlos Minc, Presidente da Comissão de Cumpra-se de Leis da ALERJ.

Registros de Alex Ramos e Thiago Lontra

A vereadora Mônica Benicio (PSOL) que esteve presente no lançamento do livro na Livraria Blooks, em Botafogo, foi homenageada durante a reunião e destacou a relevância da representação parlamentar da comunidade na formulação de políticas públicas: 

“A luta que construímos ao longo dos anos é o que torna possível estarmos aqui hoje, debatendo e avançando. É sobre construir dignidade mesmo em meio às dificuldades, com responsabilidade pelo que fazemos agora para que o caminho seja menos duro para quem vem depois. Essa é uma luta justa, por uma sociedade mais igualitária e com mais respeito às nossas existências.” Mônica Benício

Registros de Alex Ramos e Thiago Lontra

Carina Zaro, ativista e autora do livro Manual para ser lésbica – um guia de acolhimento e combate ao preconceito, também homenageada durante o encontro, falou sobre a importância da ocupação de espaços de poder por pessoas da comunidade: 

“Ser homenageada por um livro lésbico na Alerj é mais que um prêmio, é a prova de que nossas existências estão ocupando o lugar que merecem na história. Receber esse reconhecimento das mãos do Deputado Carlos Minc, em parceria com o Grupo Arco-Íris, figuras que têm uma trajetória marcada pela luta por direitos e justiça social, tem um significado profundo e emocionante.” Carina Zaro

Cláudio Nascimento, representante do Grupo Arco-Íris, ressaltou a importância de espaços como a audiência pública para fortalecer o diálogo entre o poder público e a população LGBTI+: “As conquistas do movimento são fruto de um esforço coletivo e contínuo”, disse. 

Manual para ser lésbica, livro de Carina Zaro (Casa Philos, 2025)

Também estiveram presentes no evento a vereadora do Rio de Janeiro, Maíra do MST (PT); o vereador da Cidade de Quatis, William Carvalho (PSB); e o vereador da Cidade de Miracema, Jocimar Freire (PDT). Além de representantes da Escola de Divines; do curso Capacitrans; dos Centros Comunitários do Conexão G e do Grupo Arco-Íris; da Casa Dulce Seixas; do Grupo Iguais Cabo Frio; da Casa Nem e da Resistência da Maré, entre outros participantes.

Manual para ser lésbica – um guia de acolhimento e combate ao preconceito é o livro de estreia de Carina Zaro e o primeiro do catálogo da Casa Philos acerca das temáticas de gênero e diversidade. Este livro não é um manual com regras rígidas ou receitas prontas. Pelo contrário: a proposta é criar um espaço de escuta e partilha. Um lugar seguro onde histórias reais se encontram, dúvidas são respeitadas e o afeto é celebrado como ato político. Carina Zaro ergue sua escrita como uma ponte entre vivência e reflexão, convidando leitoras – e leitores aliados – a caminharem juntos em direção à autenticidade. E você pode comprar o seu em nossa lojinha oficial em versão impressa ou eBook

A Philos se orgulha de fazer parte desta história. Somos Philos!

Unknown's avatar
Publicado por:

Deixe uma resposta